Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

· 3 min read
Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

Após formado, o médico especialista em Clínica médica conta com diversas áreas de atuação possíveis. Ele pode trabalhar em um ambulatório, hospital, no SUS, em uma clínica particular e em tantos outros estabelecimentos. Ele é o profissional responsável pela análise geral do paciente, diagnóstico e, caso necessário, encaminhamento a outras especialidades. Durante a  cirurgia, o anestesiologista é o profissional que cuida da aplicação da anestesia e acompanhamento do paciente.

  • Com essa formação mais completa, o seu salário pode subir muito, e de maneira rápida, possibilitando recompensas financeiras logo após a residência.
  • A Residência em Clínica Médica do Sepaco tem o foco de preparar o médico para exercer a especialidade clínica tanto na prática quanto em iniciação de pesquisa.
  • Contamos com centro de hemodinâmica, exames endoscópicos, unidade de radiologia com tomografia e ressonância magnética, além de medicina diagnóstica laboratorial avançada, permitindo o contato com toda essa estrutura durante a formação.
  • Além disso, a residência médica é o momento no qual você conhece muitas pessoas, aumentando o seu networking.
  • A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.


No centro dos artigos haverá uma lista com recomendações com as  especialidades informadas. Aqui, deve-se saber as características de cada grupo em adultos e crianças , ficar olho nas condutas, tratamentos e diagnóstico. Outros assuntos que as questões costumam abordar são as hepatites virais, diagnóstico agudo ou crônico pelas sorologias.

Período De Duração


Bolsa de valor mais alto, como forma de incentivo aos participantes de seus programas de residência. O médico residente, por outro lado, não precisa desembolsar qualquer valor pela qualificação ofertada durante a residência. Por isso, quem completa a residência sai na frente na busca por vagas disputadas, incluindo concursos públicos e cargos em organizações renomadas. Bolsa de residência médica, que serve para cobrir as despesas durante o tempo de estudo. Além disso, você também pode tirar suas dúvidas sobre os processos seletivos unificados, um dos meios mais procurados pelos estudantes de medicina, como oPSU Minas,PSU Bahia,SUS-SP,SES-PEe oSES-RJ.  veja o site  como a Clínica Médica, aPediatriaé uma especialidade com cerca de 10% do total de profissionais, mais precisamente10,3% dos médicosdo país.


Existem Estágios Eletivos Na Residência Em Clínica Médica Na Usp? É Possível Fazer Um Estágio Fora Do País?


Além disso, separamos também alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher entre as melhores residências médicas no Brasil. Na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, a residência médica teve início em março de 2014, onde deu-se início ao primeiro curso. Além do atendimento aos pacientes, é comum o acúmulo de atividades administrativas e de gestão, o que ocupa longas horas do dia. Portando, é fundamentalconhecer a relação de especialidades e vagas nas instituiçõesque você deseja ingressar. Por isso, oRevisamedpreparou um conteúdo completo falando sobre adistribuição de vagas pelo país, cominformações demográficas e geográficascompletas para te ajudar nessa decisão. O tempo de residência médica varia de acordo com a especialização escolhida, mas podem durar de dois a cinco anos.

Há uma grande variação no número de vagas pelo Brasil, assim como no número de médicos que realizam o processo — o que faz com que algumas das especialidades sejam mais concorridas do que outras. O termo “residência médica” pode ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Os alunos realizam sua formação nos hospitais Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, e Vila Nova Star, em São Paulo. Durante o curso, os alunos têm vivências na áreas de internação, atendimento ambulatorial e cuidados paliativos, de modo a conquistar uma visão ampla do cuidado do paciente com câncer. Seguindo os diferenciais de ensino do IDOR, a residência multiprofissional oferece aos alunos a oportunidade de interagir com um corpo docente altamente qualificado e estagiar em unidades hospitalares de ponta. Há mais de dez anos, a Rede D’Or São Luiz oferece oportunidade de especialização para médicos por meio dos cursos de residência.